A FGN oferece uma ampla gama de serviços de arquitetura. Confira!
Parcelamento do Solo
O parcelamento do solo é um processo que consiste em parcelar ou dividir um terreno ou gleba em lotes menores. Esse processo pode ser na forma de loteamento, desmembramento e fracionamento, sempre mediante aprovação dos órgãos públicos.
Estudo de Massa
O estudo de massa é um estudo que leva em conta o potencial construtivo do local, traduzindo em projeto a legislação aplicável, como recuos mínimos, gabarito ou altura máxima de cada edificação, áreas permeáveis mínimas, etc.
Além da legislação, leva em conta a análise das características físicas do terreno, como topografia, limitações ambientais como a existência de vegetação e nascentes, diretrizes viárias, servidões, entre outras, ajudando a estabelecer o melhor partido arquitetônico para o espaço, ou seja, a melhor forma de ocupar fisicamente o empreendimento.
Estudo Preliminar
O estudo preliminar apresenta uma proposta de solução arquitetônica (partido arquitetônico) com a contextualização geral da proposta.
Contempla a análise do terreno conforme o levantamento topográfico, definição de níveis, acessos, áreas permeáveis, estacionamento, quadro de índices preliminares e afins.
Para a continuidade do desenvolvimento do projeto seja viável, é fundamental que esta etapa já atenda a legislação vigente e diretrizes estabelecidas para o lote.
Projeto Arquitetônico
O projeto arquitetônico compreende a montagem e desenvolvimento do material de acordo com a proposta discutida no estudo preliminar.
Pressupõe a ampliação de plantas, bem como cortes e fachadas em escala adequada. Desenhos estes que sejam suficientes para o completo entendimento do projeto.
Projeto Legal (ou Projeto de Prefeitura)
Já o projeto legal é a adaptação da representação do projeto arquitetônico atendendo as exigências das prefeituras municipais.
Pode haver também a necessidade da vinculação das vagas projetadas às unidades habitacionais projetadas para posterior registro no cartório de imóveis, conforme interesse da construtora ou exigência do município.
Compatibilização de Projetos Complementares
A compatibilização consiste na integração do projeto arquitetônico com os projetos de engenharia, como estrutural, elétrica, hidráulica, ar condicionado, gases medicinais e outros que possam ser necessários, para se viabilize o funcionamento de todos eles, com a garantia da qualidade do projeto arquitetônico.
Projeto Executivo
É a representação detalhada de um projeto, suficiente para a execução da obra. Pode incluir especificação de esquadrias, acabamentos, paginação de pisos, paredes, tetos, áreas molhadas, etc.
Projeto de Acessibilidade
O projeto de acessibilidade consiste em adequar acessos, circulações, mobiliário e espaços em geral conforme legislação vigente, como a NBR 9050/2020, por exemplo.
O projeto especifica, por exemplo, os pisos de alerta e direcional, guias de balizamento, corrimãos e guarda-corpos.